Berinjela e Seus Benefícios Para Saúde

A berinjela e seus benefícios para a saúde. Antes descobra os benefícios desse legume e acrescente-o ao seu dia a dia. Mas de 90% da massa de berinjela é composta de água, o que a faz ser uma grande aliada ao processo de emagrecimento.

 
Já que é pouco calórica, ajuda a desinchar e combate a retenção de líquidos. Mas os benefícios não param pro ai. A polpa ainda possui outro fator que auxilia na hora de emagrecer, trata-se da fibra. O nutriente traz a sensação prolonganda de saciedade e auxilia na redução da absorção das gorduras pelo organismo. Os benefícios das fibras vão muito além de regular o hábito intestinal elas aumentam o bolo fecal, auxiliam na eliminação. De toxinas presentes no organismo e diminuem o contato entre as substâncias cancerígenas e a mucosa do intestino.

 

 

Berinjela o Poder do Roxo

A casca possui aticianina antioxidante. Que ajuda a prevenir o envelhecimento precosse das células e inibem a formação de coágulo sanguíneo. Os pigmentos roxos capazes de agir na prevenção de doenças como o mal de alzheimer, doenças vasculares e tumores. O ferro presente no alimento previne a anemia, fazendo com que o organismo fique mais forte. O cálcio regular a pressão arterial e o fósforo presente a memória. Além disso, o potássio é um mineral que relaxa os vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão arterial.

 

 

Como Consumir?

Para aproveitar tudo. O que a berinjela tem a oferecer, a melhor forma de consumi-la é com casca. De acordo com a nutricionista Talita da Mata, o legume pode ser consumido até em chá. Quando for cozinhar o alimento, não é necessário usar muita água, e uma dica é usar a água do cozimento. Para preparar o arroz, assim, o aproveitamento de minerais e vitaminas fica mais completo. Seja como antepasto, grelhada ou em lasanha, o importante é incluir o legume em sua dieta, já que é uma opção saudável. Na hora de comprar, prefira as berinjela firmes e de cor brilhantes. Na hora do armazenamento, não tire o cabinho, porque ele ajuda a reter a água presente. E, como escurece rapidamente, conserve-a refrigerada.

 

 

Berinjela na Mesa

Saúde Garantida! Ate qui, você já conheceu todos os benefícios da berinjela. Mas já sabia que o legume pode deixar de ser um simples refogado para passar a ser o ingrediente principal. De diversas receitas? Além disso, seu sabor característico pode ser combinado com outros alimentos, como tomate, azeite e manjericão. A berinjela pode ser preparada no vapor, na água ou refogada com azeite. Quando cozinha-se a berinjela no vapor, os nutrientes são totalmente aproveitados.

 

 

Receita de Berinjela Recheada

INGREDIENTES.
3 berinjelas médias .azeite para regar .sal a gosto .recheio .2 colheres de sopa de azeite .1 cebola picada. 2 dentes de alho amassados .300g de carne moída .sal, pimenta do reino e cheiro verde picado agosto. Queijo parmesão light ralado a gosto para polvilhar .1/2 xícara de chá de bacon em cubos frito sem a parte da gordura.
(opcional).

 

 

MODO DE PREPARO

Corte as berinjelas no sentido vertical em 3 partes iguais. Coloque em uma forma, regue com azeite, polvilhe com sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio. Preaquecido, por 40 minutos ou até amaciar.
Deixe esfriar e com cuidado retire o miolo. deixando 1cm para não vazar o recheio. Utilize o miolo em outra preparação. Para o recheio, em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por 3 minutos.
Adicione a carne e refogue por 5 minutos . Tempere com sal, pimenta e cheiro verde. Coloque em uma forma, polvilhe o queijo parmesão e com o bacon (se desejar) e leve ao forno médio. Preaquecido, por 15 minutos.
Sirva em seguida.

 

 

Valores Nutricionais

Porção de 100g.
Valor energético……………………..20kcal
Proteína……………………………………1,2g
Carboidrato……………………………….4,4g
Fibra alimentar…………………………..2,9g
Cálcio……………………………………….9mg
Magnésio………………………………..13mg
Fósforo…………………………………..20mg
Potássio…………………………………205mg
Ferro…………………………………….0,2mg
Vitamina C……………………………….3mg

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