Erva-mate os poderes do chá-mate

Apesar de comum no dia a dia a erva-mate possui efeitos que fazem diferença na sua rotina

Erva-mate famosa na região sul do país. A erva-mate é protagonista da bebida dos gaúchos o chimarrão.
Seus benefícios são inúmeros, inclusive para a dieta, pois ela é diurética, termogênica e, de quebra, ajuda a secar as gordurinhas abdominais.

 
Listamos vários efeitos positivos da erva mate e também a quantidade ideal de consumo. Aproveite as dicas e turbine o seu plano de emagrecimento com esse verdinho mais que poderoso.

 

 

Enxuga a silhueta

A erva-mate possui propriedades antioxidantes. Controla os níveis de colesterol e tem efeito diurético.
O chá da erva. É rico em cafeína que ajuda na quebra das gorduras do sangue e, se tomada várias vezes ao dia, e com frequência, as gorduras serão quebradas e eliminadas com mais facilidade, reduzindo o colesterol do sangue e figado. Essa substancia também confere pode termogênico a bebida, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias. Todos esse benefícios reduzem, e muito, medidas, limpam o organismo e aceleram a perda de peso. Também existem estudos que mostram efeitos positivos na união erva-mate ao guaraná ou damiana para a diminuição do apetite. Essa combinação retardaria o esvaziamento do suco gástrico, mas as pesquisas ainda não foram totalmente finalizadas.

 

 

Modo de preparo da erva-mate

O chá da erva-mate. Deve ser feito utilizando o método de infusão esquente a água, antes de ela entra em ebulição, adicione 2 colheres (sopa) de folhas de erva-mate desligue o fogo e abafe. Depois de pronto ele deve ser consumido em, no máximo, 1 dia, pois assim as propriedades terapêuticas são mantidas. A melhor forma de consumo do chá. É sem a adição de qualquer açúcar, pois as funções podem sofrer alteração e perder o efeito desejado. Pensando em um processo. De emagrecimento, quanto menos açúcar, melhor será o efeito lipolítico da planta, afinal você está usando uma planta com propriedades termogênicas e o consumo de açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal e aumento de peso, por aumento da resistência a insulina.

 

 

Quantidade ideal da erva-mate

Para auxiliar no emagrecimento. É indicado consumir, no minimo, 1 litro de chá por dia, equivalente a cinco xícaras e, no máximo, 1.5 litro. Evite o consumo próximo das principais refeições, pois a cafeina atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio.

 

 

Sachê ou in natural

As duas versões carregam os princípios ativos da erva-mate. Mas o efeito costuma ser mais potente quando se trata da erva-mate pura. Isso porque o chá industrializado tem conservantes e o sachê pode misturar diferentes partes da planta. A forma natural do mate é sempre a melhor opção, pois é livre de outras substâncias que podem reduzir o seu efeito no organismo.

 

 

Várias versões

É possível escolher como consumir a erva-mate Ele chega ao consumidor. De diversas maneiras, como no tradicional sachê, em folha, no chimarrão e até no tereré. Porém, cada versão apresenta um efeito diferente, além de possuir um preparo próprio. Descubra quais são esse efeitos e escolha a sua maneira preferida de consumir a erva-mate.

 

 

Erva-mate ou chimarrão?

Ambas derivam da mesma planta. Mas são preparadas de formas diferentes no chá, a erva é seca e torrada, já no chimarrão as folhas e ramos secos são triturados, sem sofre o processo de tostar. A erva utilizada pra fazer o chimarrão é rica, principalmente, em alcaloides e cafeína, um estimulante natural que melhora o cansaço físico e mental. E rica também em compostos fenólicos, que são antioxidantes capazes de combater o envelhecimento precoce da pele. O chá possui as mesmas propriedades, porém, quando a erva-mate é torrada, muitos nutrientes se perdem devido a alta temperatura a que são submetidos.

 

 

E o tereré?

Ele é preparado. Com a erva-mate em infusão na água fria, que é a mesma usada no chimarrão, porém, triturada de forma mais grossa. Uma vantagem dele em relação ao chimarrão é que o consumo excessivo de água quente pode ser relacionado ao câncer de esôfago. Além disso, no tereré, todas as propriedades da erva-mate são mantidas, principalmente seu efeito diurético, que é muito citado pelas pessoas que o consomem.

 

 

Mais sobre a erva-mate o chá-mate

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia). Da bebida resulta na diminuição de 13% nas taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumento do colesterol bom, o HDL. A erva ainda age prevenindo doenças cardíacas. Melhorando a digestão e estimulando o cérebro por meio dos efeitos das xantinas, substâncias semelhantes a cafeína, que também estão presente na erva-mate o chá-mate. De maneira indireta, elas retardam o envelhecimento cerebral e a oxidação dos neurônios.

 

 

Contra indicações

Por ter uma grande quantidade de cafeína. O consumo do chá deve ser evitado antes de dormir, pois pode causar insônia. Pessoas com gastrite, refluxo, gestantes. Ou que estão amamentando, quem sofre com ansiedade e hipertensão também devem optar por não ingerir a erva, pois ela pode interferir ou agravar todas essas situações.

 

 

Importante!

Não ultrapasse a quantidade de 1 litro de chá por dia!
O excesso pode causar irritação da mucosa da boca, taquicardia, diarreia e aumento da pressão arterial.

E-Book Delícias Que Emagrecem? Insira Seu E-mail e Comece a baixar Hoje mesmo o e-Book

Emerson Fittpaldi

Olá! Eu me chamo Emerson Fittpaldi sou criador desse site. Nesse site você vai aprender tudo sobre como ter uma boa qualidade de vida, reeducação alimentar, aprende sobre quais alimentos que previne doenças, sucos de frutas e vegetais para emagrecimento...

Website: https://saudefrutasevegetais.com.br/

    4 Comentários

    1. Luana

      Muito top esse artigo, em relação ao cha mate…

    2. Adeildo

      Adorei ja gosto de tomar tereré e agora com essas informações que a erva mate ajuda na nossa saúde vou continuar e tomar mais ainda e vou espalhar para meus amigos que ainda não sabem da novidade.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *