Metabolismo da Tireoide

Metabolismo da Tireoide

O metabolismo da tireoide. Quem diria que um órgão de cerca de 10 centímetro de comprimentos poderia influenciar o corpo todo. Os hormônios da tireoide atuam no sistema cardiovascular, muscular e digestório entre outros.

 
Verdadeiro ou falso. Com tantos sintomas diferentes misturados, fica difícil mesmo reconhecer os problemas da tireoide. Até porque uma pequena mudança no seu funcionamento gera estrago no corpo inteiro. E mesmo após o diagnóstico, ter dúvidas pode atrapalhar, e muito no tratamento. Veja as respostas para algumas das perguntas mais comuns.

 

 

Metabolismo da tireoide (DEPRESSÃO)

O hipotireoidismo causa depressão. Os especialistas se dividem nesse caso. Isso porque essa doença, que reduz a produção dos hormônios T3 e T4 da tireoide, afeta o sistema nervoso. E tem sintomas muito semelhantes ao de uma depressão, como apatia e fadigas além de uma cognição mais lenta. Por isso mesmo os dois lados, pode acontecer que pacientes com hipotireoidismo apresente esse distúrbio emocional. Sim é um ciclo vicioso pois a cada três paciente com depressão, um tem a tireoide trabalhando a menos.

 

 

Metabolismo da tireoide (EFEITOS COLATERAL)

A reposição dos hormônios da tireoide. Causa diversos efeitos colaterais. Na verdade a levotiroxina análogo comercializada é muito semelhante ao hormônio original T4 da tireoide. O que resulta em quase nenhum efeito colateral. Mas é preciso que a ingestão do fármaco seja feita seguindo algumas regras e precauções. Por exemplo, o medicamento deve ser sempre tomado pela manhã, em jejum e com muita água, sempre esperando cerca de trinta minutos. Para comer depois disso, o que facilita sua absorção. Tomar sempre no mesmo horário também ajuda a regular melhor o corpo.

 

 

Metabolismo da tireoide ( PÓS MENOPAUSA)

Hipotireoidismo. E uma doença exclusiva das mulheres após a menopausa. Ele é mais recorrente nessa fase, devido as alterações hormonais que o corpo feminino passa. Portanto as mulheres ao 40 são mais vulneráveis.
Mas outros grupos também correm esse risco como homens após os 65 anos. Quem faz radioterapia na cabeça ou no pescoço, pessoas que façam tratamento lítio ou amiodarona. Ou quem tem histórico familiar de doenças autoimunes. Mesmo assim, crianças e jovens enfrentam riscos, e não há distinção de raças.

 

 

Metabolismo da tireoide (DIAGNÓSTICO DE CÂNCER)

Encontra um nódulo. Na tireoide sempre significa um diagnóstico de câncer. Alias o mais comum é que o nódulo seja benigno e não apresente nenhum sintoma. Portanto, se um desses aparecer não é preciso ficar preocupado, ensinam os especialistas. A descoberta do tipo de tumor é feita com um exame de tireoide, que determinará se o nódulo é dois últimos casos. E feita então uma retirada desse tumor para avaliação, que determinará se realmente se trata de um câncer. Mas essa doença não é a única forma de os nódulos causarem problemas. Eles podem, por exemplo produzir hormônios, uma condição chamada doença de plummer.

 

 

Metabolismo da tireoide (VIDA SEXUAL)

Doenças da tireoide. A doença da tireoide afeta a vida sexual e o sistema reprodutor. Os órgão especializados na reprodução podem, sim, ser afetados pela glândula quando está desregulada. Normalmente, quando a tireoide trabalha além ou aquém do necessário, a falta ou excesso de seus hormônios traz consequências. Como irregularidades menstruais nas mulheres, e impotência e diminuição na quantidade de espermatozoides nos homens. No caso da libido, porém, o efeito varia com a quantidade de T4 quanto mais dessas substâncias circulando pelo corpo. Maior o desejo sexual. Agora quando sua quantidade cai, a líbio cai também.

 

 

Metabolismo da tireoide (PERDA DE PESO)

Problemas de tireoide. O problemas de tireoide podem influenciar no gano ou perda de peso.
Esta é uma forma de as pessoas acharem uma desculpa para seu sobrepeso. E verdade que desordens da tireoide realmente afetam o metabolismo basal, e sim, ele está diretamente relacionado com a energia que gastamos ao longo do dia. Mas a alteração é discreta, portanto um caso de hipotireoidismo não vai tornar um individuo com peso normal. Em obeso, nem causar uma obesidade mórbida. Ocorre também uma retenção de líquidos que realmente joga mais para cima os ponteiros da balança. Além disso começa um tratamento para casos em que a glândula está trabalhando aquém do que deveria ajuda. Justamente a manter o peso regulado.

 

 

Metabolismo da tireoide (MULHERES GRAVIDAS)

Mulheres com tireoide. Mulheres com problemas de tireoide não podem engravidar. Problemas de tireoide não prejudicam a fertilidade da mulher, portanto ela não perde a capacidade de gerar uma criança. O único problema é que a gravidez de uma mulher com hipotireoidismo é muito mais arriscada. E pede um acompanhamento de perto por por parte do obstetra e do endocrinologista, que vai orientar a medicação correta. Form que só beneficie a mãe e o feto. Quando a disfunção da glândulas é causada pela tireoide de Hashimoto, por exemplo, pode haver uma maior incidência de abortos espontâneos. Além disso, estudos relacionam que, dependendo do grau da doença da mãe, a criança pode ter um quociente de inteligência menor. Por isso que a reposição hormonal correta é muito importante. Evitando que esse tipo de problema de as caras.

 

 

DICA

Tireoide.
Tireoide situada na região da garganta, a glândula tireoide tem a forma de uma borboleta.
Controle de peso. O controle do peso pode ser alcançado por meio de atividade física moderada.
Escolha entre caminhada ou bicicleta.

E-Book Delícias Que Emagrecem? Insira Seu E-mail e Comece a baixar Hoje mesmo o e-Book

Emerson Fittpaldi

Olá! Eu me chamo Emerson Fittpaldi sou criador desse site. Nesse site você vai aprender tudo sobre como ter uma boa qualidade de vida, reeducação alimentar, aprende sobre quais alimentos que previne doenças, sucos de frutas e vegetais para emagrecimento...

Website: https://saudefrutasevegetais.com.br/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *