O Que É A Doença Celíaca?

O que é a doença celíaca? A vida sem glúten! Entenda o que é essa predisposição genética e como ela afeta o organismo. Saiba o que é a doença celíaca ou seja enteropatia sensível ao glúten. A inda pouco conhecida, a doença celíaca pode ser facilmente confundida com outras patologias. Por isso, é muito importante ficar atenta aos sinais do organismo e procurar um profissional de confiança para diagnostica-lo. Tire algumas dúvidas sobre a proteína ligada a esse problema e entenda quando é preciso cortá-lo do cardápio.

 

Desvendando O Glúten Mais O Que É A Doença Celíaca

Principal proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e malte. O glúten é responsável pelo crescimento das massas de panificação, deixando-as macias e porosas. Alguns indivíduos, porém, são acometidos por uma intolerância permanente a essa proteína, geralmente devido à predisposição genética. “Isso pode surgir em qualquer idade, mas, geralmente, se manifesta na infância”. Afirma a nutricionista Clarissa Baia Bargas Uezima.

 

Sintomas E Tratamentos

Pessoas que são celíacas, ou seja, possuem intolerância ao glúten, não podem ingerir alimentos que contenham a proteína. Já que ela agride e danifica as vilosidades do intestino delgado. Impedindo uma digestão normal. A profissional Clarissa Uezima explica que o glúten cria uma espécie de película em volta da parede do intestino que impossibilita a absorção de nutrientes.

Por isso, diversos sintomas aparecem, variando de acordo com cada organismo. “Dentre os mais comuns estão diarreia crônica, distensão abdominal. Perda de peso, vômito, anemia, atraso no crescimento e apatia”. Comenta a nutricionista. Porém, há casos em que os sintomas não estão presentes, o que dificulta o diagnóstico da doença. “ (O que é a doença celíaca?) “.

Alternativas No Prato

Existem no mercado diversos alimentos que substituem aqueles que contêm glúten em sua composição. “O pão pode ser substituído por pão sem glúten ou tapioca, enquanto a farinha de trigo pode ser substituída por farinhas sem glúten, como farinha de arroz, de grão de bico de amêndoas, etc”. Indica a nutricionista Mônica Magalhães.

De Bem Com A Balança

Quando alimentos com glúten são retirados do cardápio é normal que haja perda de peso como consequência. Isso, segundo Mônica, acontece porque “ quando retiramos os alimentos que apresentam essa proteína, estamos eliminando alimentos calóricos da dieta, como pizza, macarrão, pães e bolos”. Ressalta a nutricionista.

Saiba c quais os minerais ricos em proteínas

Confira  >>> Cereais Ricos Em Proteína

 

 

E-Book Delícias Que Emagrecem? Insira Seu E-mail e Comece a baixar Hoje mesmo o e-Book

Emerson Fittpaldi

Olá! Eu me chamo Emerson Fittpaldi sou criador desse site. Nesse site você vai aprender tudo sobre como ter uma boa qualidade de vida, reeducação alimentar, aprende sobre quais alimentos que previne doenças, sucos de frutas e vegetais para emagrecimento...

Website: https://saudefrutasevegetais.com.br/

    1 Comentário

    1. Pingback: Receita De Bolo Sem Glúten - Saúde Frutas e Vegetais

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *