Tapioca Colorida Mais Cor E Sabor

Tapioca colorida! A tapioca pode ser incrementada com vegetais nutritivos e que, de quebra, deixam a massa colorida. Ela é ideal para que têm crianças com intolerância ao glúten? Provavelmente você conhece crianças que não gostam de legumes e de verduras, e “viram a cara” para inúmeros alimentos, certo? Nesse caso, a tapioca pode ser uma ótima aliada da alimentação. Uma vez que é possível misturar ingredientes como beterraba, espinafre e laranja à goma, acrescentando nutrição e sabor às refeições. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Então, concentre-se nas próximas linhas!

 

Tapioca Colorida Para Todos Os Gostos

TAPIOCA ROSA! (BETERRABA)
A tapioca colorida (seja rosa, verde, laranja ou qualquer outra cor). Funciona como uma opção para os pais incrementarem a alimentação das crianças que oferecem resistência em se alimentar de maneira saudável. Só como exemplo, é possível fazer uma tapioca rosa através do suco de beterraba, batendo a água com o vegetal no liquidificador é coando logo depois. O melhor é que a beterraba oferece uma grande quantidade de nutrientes como vitamina C e ácido fólico, além de ser bastante rica em substâncias anticancerígenas.

 

TAPIOCA VERDE! (COUVE E ESPINAFRE)

Outra boa ideia de tapioca colorida é, sem dúvida a verde. Ela pode ser feita a partir de diversos alimentos, como o espinafre ou a couve. Com vários nutrientes antioxidantes, o espinafre ajuda a reforçar o sistema imunológico, protege a visão e auxilia no bom funcionamento do intestino. Já o suco de couve é rico em fibras, magnésio e cálcio, favorecendo o combate ao colesterol e ao envelhecimento precoce. E ainda reduz o risco de câncer. Em outras palavras, basta escolher o vegetal que mais combina com você a acrescentá-la à sua preparação.

 

TAPIOCA LARANJADA (LARANJA E CENOURA)

O suco de laranja, quando adicionado à água, também é capaz de conferir uma cor especial para sua receita. Além disso, esta fruta apresenta muitos benefícios além da conhecida vitamina C, como cálcio, magnésio e potássio, ajudando a controlar a glicemia. E o colesterol, e ainda garantindo uma boa saúde óssea. Outra forma de deixar sua tapioca com essa coloração é optar por acrescentar a cenoura durante a preparação. O legume é fonte de vitamina A, que tem importância fundamental na pele, na visão e no cabelo, por exemplo. Além disso, o vegetal é rico em antioxidantes que ajudam a combater o estresse do dia a dia e previnem o envelhecimento precoce.

 

TAPIOCA ROXA! (AÇAÍ)

Já pensou em unir os benefícios do açaí com os da tapioca? Essa combinação é nutritiva e saborosa, favorecendo a saúde em geral. Por ser uma importante fonte de ácido oleico, o açaí é capaz de proteger o organismo contra o câncer. Justamente por bloquear os genes que causam a doença, atrasar o desenvolvimento de tumores. E fazem com que as células da doença se autodestruam. Além disso, a fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo, prevenindo os danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.

 

TAPIOCA AMARELA (MANGA OU MARACUJÁ)

Manga ou maracujá são duas opções de frutas que podem ser acrescentados à goma de tapioca aumentando seu valor nutricional. O maracujá, além de ser um calmante natural (amenizando o estresse do dia a dia). Ainda é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, sódio e potássio. Já a manga é bastante saborosa e uma excelente fonte de fibra, que ajudam na digestão, colaboram com os movimentos intestinais e auxiliam a manter o sistema digestivo limpo.

 

1 – Receita De Tapioca Colorida De Beterraba

Rendimento: 4 porções, tempo de preparo 1 hora.
INGREDIENTES:
1 Beterraba pequena com casca. Água para cozinhar, 3 xícaras (chá) de polvilho doce.
RECHEIO:
400g de queijo de minas frescal em cubos. 2 colheres (sopa) de azeite, ½ xícara (chá) de cheiro verde picado. Orégano a gosto.

MODO DE PREPARO:
Em uma panela de pressão, cozinhe a beterraba com água por 20 minutos em fogo baixo após iniciada a pressão. Deixe que a pressão saia naturalmente e abra a panela. Utilize a beterraba em outra preparação. Reserve a água do cozimento. Em uma tigela coloque o polvilho e adicione, aos poucos, ½ xícaras (100ml) de água do cozimento da beterraba, aproximadamente, até que ao apertar forme uma massa consistente, se necessário, utilize mais água do cozimento.

Passe por uma peneira. Coloque 4 colheres (sopa) da massa em uma frigideira antiaderente média e aperte levemente com a colher. Leve ao fogo médio, deixe por 3 minutos e vire deixando mais 3 minutos. Espalhe ¼ do recheio sobre a tapioca e dobre ao meio. Repita o procedimento com o restante da mistura, fazendo mais 3 tapiocas. Sirva em seguida.
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Emerson Fittpaldi

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